🚫 Governo indiano proíbe 59 aplicativos chineses, incluindo o TikTok
O crescimento meteórico do TikTok sofreu um grande golpe com o governo indiano, proibindo-o, juntamente com muitos outros aplicativos de origem chinesa, devido às contínuas tensões entre os dois países.
Conforme relatado pela India Today:
"O governo da Índia decidiu banir 59 aplicativos de origem chinesa, à medida que as tensões nas fronteiras aumentam em Ladakh, depois de um confronto violento e fatal entre os exércitos indiano e chinês. [...] O governo disse que esses aplicativos estavam envolvidos em atividades que eram prejudiciais à soberania, integridade e defesa da Índia ".
Entre os vários aplicativos afetados estão TikTok, WeChat e o aplicativo de vídeo Likee.
Mas o TikTok provavelmente sentirá mais. Enquanto o aplicativo tem conseguido mais força em todo o mundo, a Índia é de longe o maior mercado fora da China.
Os quatro maiores mercados do TikTok são:
400 milhões de utilizadores ativos diários na China (usando Douyin, a versão chinesa do aplicativo)
81 milhões de utilizadores ativos mensais na Índia
26,5 milhões de utilizadores ativos mensais nos EUA
23 milhões de utilizadores ativos mensais na Turquia
Como podes ver, o público indiano é mais do que 3x o tamanho do mercado norte americano. A Índia pode não ser tão lucrativa, no sentido da publicidade, mas o mercado indiano está a crescer rapidamente e a presença do TikTok na região é um ponto chave para os seus planos de crescimento.
Mas, novamente, o TikTok já lidou com a incerteza na região.
O aplicativo foi temporariamente banido na Índia no ano passado devido a preocupações com conteúdo depreciativo, o que acabou com o TikTok a remover cerca de 6 milhões de publicações.
Diante disso, o TikTok já está a passar por um nível de instabilidade no mercado indiano - embora até agora tenha sido capaz de continuar a operar e aumentar o seu público. Esta ação mais recente é a mais significativa que já foi enfrentada e, embora não haja forma de saber quanto tempo vai durar, pode adicionar pressão significativa ao aplicativo, o que poderia colocar ainda mais foco noutras regiões.
O TikTok já nomeou um CEO dos EUA e até afirmou, que a controladora ByteDance agora está sediada nas Ilhas Cayman, rompendo os laços com o domínio chinês. Esta pode ser uma maneira do TikTok reivindicar isolamento e continuar as suas operações internacionalmente.
Estas mudanças apontam para o afastamento do TikTok do ByteDance e, portanto, as leis de segurança cibernética da China que obrigam as empresas locais a partilhar informações do utilizador com o governo chinês. Mas a separação completa continua a ser um desafio significativo e, embora o TikTok permaneça ligado à China, as questões permanecerão em torno dos seus processos.
Até o momento, o TikTok continuou a crescer apesar destas preocupações, mas, como demonstrado, podem levar a impactos significativos, muito rapidamente, na plataforma.
Além disso, como um aparte relacionado, este talvez seja o melhor momento para o YouTube lançar a sua opção 'Shorts' semelhante ao TikTok para utilizadores indianos.
Comments