🧠Mas afinal o que é Neuromarketing?
Neuromarketing é uma área de investigação do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor, utilizando para isso conhecimentos e técnicas da neurociência, da psicologia e do marketing, entre outras.
Todos os consumidores são humanos e encontram-se constantemente envolvidos num processo de consumo, quer seja pela aquisição de uma peça de roupa ou pela compra de uma sandes. Grande parte deste consumo resulta da exposição aos mais variados estímulos comunicacionais e técnicas de marketing adotadas pelas empresas. As pessoas são diariamente ‘bombardeadas’ por estímulos oriundos dos mais diversos suportes – outdoors, muppies, anúncios na rádio, publicidade em viaturas, entre outros. Desde que se sai de casa até ao local de trabalho, está-se exposto a uma série de estímulos que nos provocam reações que podem levar a assumir determinados tipos de comportamento.
Assim, numa sociedade de consumo e num mercado cada vez mais concorrencial é uma vantagem competitiva conhecer bem os consumidores tanto ao nível das suas necessidades e emoções como ao nível dos seus padrões de comportamento. Conhecer o que leva os consumidores a agirem e perceber como os estímulos são assimilados por eles é uma mais-valia para qualquer instituição.
O Neuromarketing consiste na aplicação das neurociências cognitivas às atividades desenvolvidas no âmbito do Marketing e da Comunicação, ou seja, no estudo do funcionamento do cérebro de forma a interpretar os desejos, os pensamentos e os comportamentos dos consumidores. Por outras palavras, Neuromarketing tem como objetivo primário a identificação das reações cerebrais que emergem no ato do consumo ou aquando da exposição a um estímulo comunicacional.
Queres saber mais?
Estamos a falar de algo ainda bastante recente mas que cada vez mais assume um papel fulcral nas empresas, e nesse sentido, não podíamos deixar de aconselhar o livro "Princípios de Neuromarketing - Neurociência cognitiva aplicada ao consumo, espaços e design" sem dúvida um livro muito completo que nos encaminha no mundo do Neuromarketing. Sem dúvida uma excelente opção para quem quiser se iniciar nesta área e adquirir conhecimentos para aplicar no seu negócio.
Capítulos do Livro:
1. Neurociência cognitiva aplicada: Introdução
2. Os sistemas sensoriais: Inputs e Outputs
3. Investigação em neurociência cognitiva aplicada ao consumo
4. As emoções: Do sujeito ao grupo - Intervir em massas
5. Neurociência na criatividade, inovação e tendências
6. Neurociência aplicada à estratégia e ao Marketing mix
7. Neurociência cognitiva aplicada aos espaços e design
8. Neurociência cognitiva na comunicação e gestão
9. Neurociência aplicada ao branding e publicidade
Sinopse do Livro
A neurociência é hoje um campo indispensável no desenvolvimento das sociedades, em diversas latitudes, muito em prol da obra “O Erro de Descartes, Emoção, Razão e Cérebro humano”, um livro de 1994, do neurologista António Damásio, através do qual é apresentada a importância das emoções nas decisões humanas e que impulsiona a discussão atual. Com o crescimento das áreas do Neuromarketing e da Neurociência Cognitiva, tornou-se INDISPENSÁVEL um manual de apoio que faça uma revisão dos conteúdos teóricos e a sua aplicação na prática. Os temas são amplos e complementares, e a sua abordagem será sempre consolidada com componente científica e ilustrada pela via de estudos de caso, pretendendo servir de manual OBRIGATÓRIO ao profissional de Neuromarketing. Desenhamos assim o primeiro livro sobre Neurociência Aplicada ao Consumo totalmente escrito em português e publicado em Portugal, dando origem a um livro que visa ser o pilar desse campo para os mais diversos profissionais, desde de psicológos, marketeres, publicitários, arquitetos, designers, gestores ou mesmo comerciais e líderes de equipas de vendas, no qual irão encontrar respostas a muitas dúvidas e, o ponto valioso deste livro, dicas para atuar de forma emocional no seu dia-a-dia profissional. Abrimos a obra com um capítulo dedicado ao ser humano, com os princípios de biologia da microbiologia à genética, passando ainda pela neurobiologia básica dos processos de tomada de decisão, prolongamos esta nossa viagem pelo mundo dos paradigmas e equipamentos utilizados nas pesquisas de neurociência aplicada ao consumo, como o EEG, Eye Tracking ou ainda Realidade Virtual. Temas como a criatividade, inovação, tendências ou mesmo o marketing mix serão abordados à luz da neurociência, como é que as emoções influenciam esses campos, e ainda a estimulação sensorial, como podemos desenhar espaços arquitectónicos que promovem o bem-estar e a felicidade, bem como, por exemplo, indicar aspectos fundamentais na satisfação do utilizador de um web site. Como diz Damásio, “são as emoções que nos fazem únicos, é o nosso comportamento emocional que nos diferencia uns dos outros”, e nesse sentido este manual ÚNICO, vai ajudá-lo a inovar e aumentar as usas capacidades técnicas, esperando que se emocione pela leitura deste manual sobre a neurociência aplicada ao consumo, espaços e design, que talvez seja o passo para mudar a sua forma de ver o MUNDO!
コメント